Home | News e Eventos | Sobre a Fundação | Links | Fale Conosco | Mapa do Site | English   
  Home Marfan Brasil
Tudo sobre
Marfan
Pesquisas e
Tratamento
Vivendo com
Marfan
Médicos e
Profissionais
Dúvidas
e FAQ
Bate
Papo
Material de
Divulgação
 
 
OK

Visite nossa Fanpage no Facebook e nosso canal no Youtube!




Home > Dúvidas e FAQ > Oftálmica

Oftálmica
1 - Inventaram uma lente que é feita personalizada para o olho?

Uma lente para cada paciente
Ao invés de se basear na escolha subjetiva do próprio paciente, que escolhe qual dentre um limitado número de lentes lhe proporciona a melhor visão, o novo equipamento faz uma varredura completa do olho, detectando irregularidades de formato e densidade da córnea. Essas medições permitem a detecção de quaisquer variações no formato que, embora pequenas, geram aberrações - variações na imagem percebida pela retina - que resultam em uma visão deformada dos objetos.
Ao receber os resultados da medição, a empresa produz uma lente que é, na verdade, uma junção de uma lente comum e de um polímero especial desenvolvido pela Ophthonix. A lente é produzida por processos normais, aproximando-se bastante da correção da visão do paciente, recebendo depois uma cobertura do novo material. A seguir, um feixe de raios laser altera a estrutura molecular do polímero, alterando suas propriedades refrativas com extrema precisão, criando uma lente perfeita para as necessidades daquele paciente.
Ainda não temos orientação de nossos oftalmologistas para o uso de tal, lente, mas vale a pena anotar o endereço. As lentes ainda não estão disponíveis no Brasil.

2 - Quando devo ir ao oftalmologista?

Se você é portador da síndrome de Marfan, é essencial que procure um oftalmologista para fazer um exame oftalmológico anualmente.
Em caso de perda visual súbita, procure um oftalmologista imediatamente, pois você pode estar apresentando descolamento de retina.

3 - Esforço visual prejudica a visão? Acabará com o pouco de visão que resta nessas crianças?

Esforço visual não enfraquece a visão. O desenvolvimento da visão está relacionado a estímulos visuais. Portanto, é importante deixar a criança usar a sua visão para poder desenvolvê-la. Assim, nenhum esforço visual é prejudicial ao olho, ao contrário, é um exercício para a visão e também não acabará com o resto de visão que a criança tem.

4 - Computador, videogame e TV são prejudiciais ás crianças com baixa visão?

O estímulo visual, ao contrário do que alguns pensam, favorece a rápida compreensão da leitura. O uso do computador ou do videogame exige um esforço visual que pode levar ao cansaço, mas não causa lesões oculares, portanto, não prejudica a visão.

5 - Em que idade há o desenvolvimento da visão total?

1- Nascimento: o recém-nascido só percebe a luz, pois a mácula ainda não está totalmente desenvolvida e o cérebro ainda não sabe interpretar os estímulos visuais que recebe.
2- Aos três meses: já consegue fixar, pois a área macular está estruturada. Consegue seguir um objeto com o olhar.
3- Aos nove meses: inicia-se a visão de relevo; já consegue ter noção de distancia e de formas.
4- Com um ano; as crianças já reconhecem objetos e parentes próximos a ela.
5- Aos quatro anos: visão quase completa.
6- Aos cinco anos: visão igual a do adulto, podendo melhorar até os 7 anos de idade.

6 - Como a criança com baixa visão enxerga?

A criança com baixa visão enxerga pouco, mesmo com o uso de óculos. A criança que tem baixa visão deve ser estimulada a usar a visão residual (que resta) ao máximo. Ela não é cega e não deve ser tratada como tal. Se você quiser mais sobre baixa visão, conheça o livro publicado pelo Instituto Laramara ou faça uma busca na Internet por baixa visão.

7 - Operar o olho é arriscado?

A indicação de cirurgia ocular tanto de cristalino subluxado quanto de catarata deve ser bem avaliada pelo médico oftalmologista, pois o olho do indivíduo portador da síndrome é mais frágil que o normal e tem risco de complicações pós operatórias como descolamento de retina.

8 - Eu sou o único na minha escola que usa lupa de apoio. Por que?

Pode ser que você não conheça todas as pessoas da sua escola, mas com certeza boa parte delas deve usar óculos e algumas podem ter baixa visão. Observe os números abaixo:
Segundo a OMS, mais de 180 milhões de pessoas no mundo tem deficiência visual. Dessas, 45 milhões são cegas e 135 milhões tem baixa visão. A cada ano, 2 milhões de novos casos de cegueira são registrados, sendo que 80% correspondem a indivíduos com mais de 60 anos de idade. No Brasil existem hoje 16,5 milhões de deficientes visuais.

9 - Quais são os problemas oftalmológicos que um portador da síndrome de Marfan pode apresentar?

As principais manifestações oculares em portadores da síndrome de Marfan são: subluxação do cristalino, miopia e descolamento da retina.
Subluxação do cristalino é o deslocamento do cristalino da sua posição normal no eixo visual. O descolamento da retina representa a complicação ocular mais grave desta síndrome.
Algumas manifestações oculares são mais frequentes em pacientes com síndrome de Marfan quando comparados com a população geral, dentre elas: estrabismo, catarata e glaucoma.

10 - Acabo descobrir que sou portador de Síndrome de Marfan. Devo fazer exame ocular?

O olho é um dos órgãos acometidos pela Síndorme de Marfan, mas não são todos os portadores da síndrome que tem alteração ocular. Entretanto todos devem fazer exames oftalmológicos periódicos, para que seja possível detectar alterações iniciais que possam ser tratadas.

11 - Quais as alterações que aparecem no olho do indivíduos com Marfan?

As alterações oculares mais frequentes nesta síndrome são:

  • Miopia que pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.


  • Subluxação do cristalino, que é o deslocamento da lente do olho. O tratamento inicial é correção com o uso de óculos, mas algumas vezes é necessário cirurgia.


  • Catarata também pode estar presente, trata-se de opacificação do cristalino, que pode ser corrigida com cirurgia.


  • Descolamento da retina pode ocorrer e neste caso deve-se procurar um oftalmologista rapidamente para tratamento, pois este problema pode diminuir muito a visão.


  • Glaucoma causado por aumento da pressão do olho pode ocorrer nestes indivíduos.