Home | News e Eventos | Sobre a Fundação | Links | Fale Conosco | Mapa do Site | English   
  Home Marfan Brasil
Tudo sobre
Marfan
Pesquisas e
Tratamento
Vivendo com
Marfan
Médicos e
Profissionais
Dúvidas
e FAQ
Bate
Papo
Material de
Divulgação
 
 



Home > Tudo sobre Marfan > Onde a síndrome afeta > Oftálmicos

Oftálmicos
As principais manifestações oculares em portadores da Síndrome de Marfan são: subluxação do cristalino, miopia e descolamento de retina.

Cristalino
Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação.

Mãe e bebê Marfan Subluxação do cristalino é o deslocamento do cristalino da sua posição normal no eixo visual. O descolamento de retina representa a complicação ocular mais grave desta síndrome.
Algumas manifestações oculares são mais freqüentes em pacientes com Síndrome de Marfan quando comparados com a população geral, dentre elas: estrabismo, catarata e glaucoma.

Para alguns indivíduos com a Síndrome de Marfan a cirurgia do cristalino subluxado está indicada. São inúmeras as ponderações que o médico leva em conta para propor a cirurgia e para escolher a técnica cirúrgica e a lente intra-ocular que irá empregar. Os oftalmologistas são treinados a realizar esta cirurgia, porém a experiência com um caso de Síndrome de Marfan varia. Ainda não existe consenso sobre a melhor técnica e a melhor lente intra-ocular isto pode ser escolhido pelo cirurgião dependendo da técnica cirúrgica que irá empregar. O calculo do grau da lente intra-ocular utiliza o exame de biometria e leva em conta o exame do paciente.

Se você é portador da Síndrome de Marfan, é essencial que procure um oftalmologista para fazer um exame oftalmológico anualmente.


Homen MarfanEm caso de perda visual súbita, procure um oftalmologista imediatamente, pois você pode estar apresentando descolamento de retina.

O olho é um dos órgãos acometidos pela Síndrome de Marfan, mas não são todos os portadores da síndrome que tem alteração ocular. Entretanto todos devem fazer exames oftalmológicos periódicos, para que seja possível detectar alterações iniciais que possam ser tratadas.

Mulher Marfan

    As alterações oculares mais freqüentes nesta síndrome são:
  • Miopia que pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.
  • Subluxação do cristalino, que é o deslocamento da lente do olho. O tratamento inicial é correção com o uso de óculos, mas algumas vezes é necessário cirurgia.
  • Catarata também pode estar presente, trata-se de opacificação do cristalino, que pode ser corrigida com cirurgia.
  • Descolamento de retina pode ocorrer e neste caso deve-se procurar um oftalmologista rapidamente para tratamento, pois este problema pode diminuir muito a visão.
  • Glaucoma causado por aumento da pressão do olho pode ocorrer nestes indivíduos.