Home | News e Eventos | Sobre a Fundação | Links | Fale Conosco | Mapa do Site | English   
  Home Marfan Brasil
Tudo sobre
Marfan
Pesquisas e
Tratamento
Vivendo com
Marfan
Médicos e
Profissionais
Dúvidas
e FAQ
Bate
Papo
Material de
Divulgação
 
 



Home > Vivendo com Marfan > Cuidados > Psicológicos

Cuidados - Aspectos psicológicos
Noivos Marfan Deformidades anatômicas e fisiológicas, que podem ser amenas ou graves, características em portadores, são fatores que podem provocar, quando não assistido por psicólogo, baixa auto-estima, inibição, sentimentos de menosvalia e tendência ao isolamento. Por ser uma doença peculiar, atingindo precocemente o indivíduo, a síndrome pode provocar danos na área afetivo-relacional em cada etapa do desenvolvimento.

Na infância as limitações físicas podem impedir a criança de ter acesso a muitas formas de brincadeiras e exercícios, reduzindo assim sua capacidade de expressão e estruturação da personalidade adquiridas com estas atividades.





Jovem Marfan



Na puberdade e adolescência, período crítico do desenvolvimento, o portador da síndrome de Marfan defronta-se com a superposição de conflitos relacionados às transformações corporais e psíquicas.

Na fase adulta o portador pode sentir insegurança devido a necessidade de planejamento familiar. No caso das mulheres pode haver interdição relativa para a gestação, o que implicaria na renúncia à maternidade, ou então a experiência da gravidez de alto risco.

Médico e paciente Mafan



Desta forma, em todas as etapas da vida o portador deve ser assistido por um psicólogo para que possa adequar-se a suas limitações físicas, quando existirem.





Você deve viver com as possíveis limitações físicas da síndrome de Marfan, mas não deve deixar a síndrome tomar conta de sua vida.

A síndrome de Marfan não afeta sua capacidade intelectual ou emocional.

Mulher Marfan Você é que escolhe:

"Viver para a síndrome"
ou
"Viver bem apesar da síndrome".